0

Como se dar bem em concursos públicos

Não é de hoje que os concursos públicos estão em alta. Várias pessoas buscam estabilidade financeira, e sonham em ser um promotor público, ou um juiz com excelente remuneração, e até mesmo profissionais de nível [...]


Não é de hoje que os concursos públicos estão em alta. Várias pessoas buscam estabilidade financeira, e sonham em ser um promotor público, ou um juiz com excelente remuneração, e até mesmo profissionais de nível médio com salários podem passar de 3 mil reais. O número de inscritos em concursos federais, estaduais e municipais é tão grande que em determinados períodos – na proximidade das provas mais concorridas, por exemplo – é difícil encontrar vaga em cursinhos preparatórios.

Estudantes de diferentes áreas concorrem as disputadas vagas

O público que frequenta os cursos preparatórios é diversificado. Estudantes do ensino médio, profissionais de nível superior de diferentes áreas – Direito, Medicina, Jornalismo, Engenharia, História, Filosofia. Etc – e, inclusive, estudantes de pós graduação e mestrado, todos concurseiros, que almejam atuar em áreas muitas vezes distintas do campo de atuação do qual obtiveram diploma.

Se sonhar não custa nada, encarar a realidade não é assim tão simples. Passar em concursos não é fácil, pois a concorrência é alta e qualificada. Logo, para garantir uma vaga no emprego dos sonhos, é necessário dedicar vários meses aos livros e apostilas de diferentes matérias. E se não passar na primeira ou na segunda oportunidade, a ordem é tentar nas terceira, quarta, quinta vez. Desistir? Jamais.

Fórmulas corretas de estudo não existem. Cada candidato tem sua maneira peculiar de debruçar sobre os livros com a finalidade de adquirir o conhecimento exigido na prova.

Vale apontar algumas dicas que irão ajudar os concurseiros na hora do exame

Confie em si mesmo – Sem autoconfiança não se chega a lugar nenhum. Você é um candidato como todos os outros, por tanto, acredita que com estudo e dedicação a vaga pode ser sua.

Não se preocupe com a concorrência – Se existem 1000 candidatos para 50 vagas, por que você não pode ser um dos privilegiados? Não desanime com o número de concorrentes, todos tem suas qualidades, mas também limitações. Estude pensando em si, no que você pode fazer de melhor.

Defina hora para o estudo e para o lazer – Divida seu horário de uma forma que você tenha tempo suficiente para estudar e se divertir. É claro que em determinados momentos será necessário abdicar do lazer e aumentar o período diante dos livros. Mas, não deixe de ir a praia, ao clube ou ao cinema. Relaxar também é importante.

Estude todas as matérias, regularidade é essencial – Se você tirar 10 em Português, mas 0 em Matemática, será eliminado do concurso. Portanto, o ideal é manter uma pontuação boa em todas as disciplinas. É melhor tirar 6 em todas do que gabaritar uma ou duas, e ser muito ruim nas outras. Concurso exige regularidade.

Forme grupo de estudos – É óbvio que todos vão querer sua vaga, inclusive seus amigos. Normal. Mas forme grupos de estudo com amigos mais próximos, debata sobre assuntos, tire dúvidas com eles. Talvez todos sejam aprovados na mesma área.

É importante lembrar que ter o hábito da leitura, e manter-se bem informado sobre os acontecimentos do mundo é imprescindível, pois as provas geralmente têm questões sobre atualidades. Leia muito, estude bastante, mas sem deixar de curtir quando tiver que curtir. Ignore o desespero. Torne-se um profissional na área médica, jurídica ou um técnico em informática que trabalha com TI, ou com hardware desenvolvendo projetos no solidworks. Acredite, há espaço para todos no mundo dos concursos. E aí, disposto a matricular-se num cursinho? Estabilidade financeira não tem preço.

Veja também:

Pesquisas relacionadas recentes:

como sair bem em concurso publico nivel medio video como se da bem em concurso como se da bem em concursos publicos como se dar bem em concursos publicos concursos publicos de 3 mil reias ensino medio
Avalie Como se dar bem em concursos públicos:
(4 voto(s). Média: 3,50 de 5)

Deixe um comentário




Se você quiser uma imagem para mostrar com seu comentário, crie seu Gravatar.