0

Pedra nos Rins – Saiba mais sobre a Doença

O cálculo renal, ou popularmente conhecido como Pedra nos Rins, é uma doença muito comum. São cristais formados por minerais, sais, ou outras substâncias (cálcio, ácido úrico, magnésio, etc.) que não são dissolvidos na urina, se [...]


O cálculo renal, ou popularmente conhecido como Pedra nos Rins, é uma doença muito comum. São cristais formados por minerais, sais, ou outras substâncias (cálcio, ácido úrico, magnésio, etc.) que não são dissolvidos na urina, se acumulando nos rins ou em outras partes do sistema urinário. A pouca quantidade de urina aumenta o risco de pedras nos rins, devido a esta concentração de sais que formam os cristais. Pode ser causado por problemas ambientais, como locais muito quentes, ou por metabolismo. Pessoas que ingerem pouca quantidade de água e pacientes desidratados têm mais chances de desenvolver estas pedras nos rins.

pedras-nos-rins

São cristais formados por minerais, sais e outras substâncias que não se dissolvem na urina.

Os cálculos renais podem bloquear a passagem da urina, causando dor intensa. Mas há casos que a pedra obstrui o ureter e desaparece depois de algum tempo, mesmo não tendo sido eliminada. Há diversos tipos de tratamentos para combater esta doença.

Esta doença é mais comum entre homens de 20 a 50 anos, e provoca dores intensas na região das costas e abdominal. O quadro de sintomas varia dependendo do tamanho da pedra e da localização, porém há sintomas que são comuns, como por exemplo, a dor intensa, sangue na urina, náuseas, dor ao urinar. Porém, nem todo cálculo renal causa sintomas. E muitas vezes as pedras podem ser eliminadas pelo organismo. Caso a pedra seja muito grande e se ocorrer infecção urinária, pode ser necessária cirurgia.

calculo-renal

As pedras podem estar nos rins ou no sistema urinário.

Quem tem pedra nos rins tem 31% de chances de sofrer um infarto. Esta relação pode ser genética, devido ao acúmulo de cristais de cálcio nos rins e nas artérias.

 

Saiba Como Evitar:

Quem já teve pedra nos rins têm probabilidade de ter novamente, portanto, é necessário prevenir, assim como as outras pessoas também podem desenvolver. Beber muita água, não exagerar no consumo de sal, hábitos alimentares saudáveis, e realizar exames com frequência com o médico Urologista ou Nefrologista ajudam a evitar este problema que está se tornando cada vez mais comum.

Veja também:

Pesquisas relacionadas recentes:

fotos pedra nos rins pedra nos rins agua pedra rins pedra nos rins sintomas pedras nos rins foto dos rins cristais de acido urico nos rins cálculo renal tudo sobre pedras nos rins pedras no rim imagens ácido úrico na urina pedra no rins o que causa pedras nos rins nomes de cristais na urina imagens de cristais de ácido úrico calculo renal de acido urico tudo sobre rim
Avalie Pedra nos Rins – Saiba mais sobre a Doença:
(2 voto(s). Média: 5,00 de 5)

Deixe um comentário




Se você quiser uma imagem para mostrar com seu comentário, crie seu Gravatar.